quarta-feira, novembro 25

Desafios de uma Biblioteca na Era dos Nativos Digitais

Desafios de uma biblioteca na era dos nativos digitais
Arquivado em: 1 — aldobarreto @ 7:56 pm

Todos os setores de uma biblioteca estão enfrentando o desafio de mudançar para um ambiente digital onde já foram grande parte de seus leitores e esta palestra proferida por Dame Lynne Brindley, Chief Executive da British Library, dá uma visão desta preocupação quando uma biblioteca é uma instituição nacional.

Ao começar com uma visão geral de sua carreira nos serviços de biblioteca digital, Dame Brindley aborda alguns dos recentes desenvolvimentos de grande alcance no campo da informação, especialmente no Reino Unido: o crescente papel da estratégia de informação nos segmentos de mercado, o reconhecimento crescente do valor da gestão do conhecimento, a criação de bibliotecas completamente eletrônicas e a emergência dos usuários nativos digitais.

Estes pontos fornecem pano de fundo das seis questões que Dame Brindley acha que as bibliotecas realmente precisam prestar atenção para garantir a sua posição estratégica e continuar como instituições relevantes para a sociedade.

Estas questões são:

1) e-Ciência e e-pesquisa, a vida que existe além do documento
2) Web 2.0 e Web 3.0 – além das tecnologias,
3) Coleções especiais e conteúdos digitais,
4) Planos de letramento informacionaI para uma alfabetização no século 21,
5) medidas de preservação digital e acesso de longo prazo, e
6) Espaços especiais para os nativos digitais (inspiring spaces)

Estas questões são apresentadas detalhadas no texto que indicamos abaixo. Mas, quando você considera a posição e influência do autor deste artigo, o interessante são as questões identificadas e não tanto os detalhes envolvidos.

O artigo está disponível livre para ler e baixar no site do NFAIS. Este é um artigo de Brindley, Lynne J. “Challenges for Great Libraries in the Age of the Digital Native”

http://www.nfais.org/files/file/mc_lecture_2009.pdf

—————————————————————————
Nota: O artigo de Brindley, Lynne J. “Challenges for Great Libraries in the Age of the Digital Native”, foi tambem publicado no periódico Information Services and Use 29(1)(2009) Mais você precisa pagar para ter acesso ao texto na web O artigo está disponível livre para ler e baixar no site do NFAIS

Twitter http://twitter.com/aldoibct
Datagramazero http://www.dgz.org.br/
Blog http://avoantes.blogspot.com/
Facebook http://facebook.com/aldo.barreto
Site http://aldo.barreto.name

sexta-feira, novembro 6

Se você precisa de uma informação, quais são as etapas do processo para encontra-la e utiliza-la?