segunda-feira, agosto 16

BIBLIOTECA ESCOLAR RECEBERÁ LIVROS DO MEC

Publicado por Murilo Cunha
Assunto: biblioteca escolar
Autor: Ionice Lorenzoni.
Fonte: Ministério da Educação. Data: 11/08/2010.

Todas as escolas públicas do sexto ao nono ano do ensino fundamental e do ensino médio, independente do número de alunos matriculados, receberão no início de 2011 acervos literários. A escola com o menor número de estudantes receberá do Ministério da Educação um acervo com 50 títulos e as maiores, três acervos com 150 títulos.

Dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia do MEC responsável pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), mostram que 49.799 escolas do sexto ao nono ano do ensino fundamental e 17.830 do ensino médio serão atendidas. No conjunto, o PNBE 2011 vai distribuir para essas bibliotecas escolares 7 milhões de livros de literatura.

Incentivar e desenvolver o gosto pela leitura, exercitar a criatividade e a crítica e contribuir com a formação cidadã dos estudantes são objetivos do PNBE, segundo a coordenadora geral de materiais didáticos da Secretaria de Educação Básica (SEB) do ministério, Jane Cristina da Silva. O programa deve contribuir também para a construção de acervos das bibliotecas escolares, conforme prevê a Lei nº 12.244/2010, de 24 de maio.

Acervos – A seleção das obras do PNBE 2011


foi realizada pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A instituição recebeu 1.938 inscrições de livros, dos quais selecionou 300. Os livros pertencem aos gêneros poesia, conto, crônica, novela, teatro, texto de tradição popular, romance, memória, diário, biografia, relatos de experiências, obras clássicas da literatura universal, livros de imagens e de histórias em quadrinhos e traduções de obras literárias.

De acordo com Jane Cristina, integram os acervos obras com caracteres ampliados para alunos com deficiência visual e outras que vêm escritas e acompanhadas de CD em áudio ou DVD na língua brasileira de sinais (libras). A inclusão de pessoas com deficiências, explica, é um dos objetivos do programa.

Criado em 1997, o Programa Nacional Biblioteca da Escola faz seleções anuais de livros de literatura, adquire as obras das editoras e envia gratuitamente para as escolas públicas da educação básica. Em 2010, receberam coleções as escolas públicas da educação infantil e do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Em 2011 será a vez das escolas dos anos finais do ensino fundamental (sexto ao nono ano) e das três séries do ensino médio.

Confira no site do FNDE a relação das 300 obras do PNBE 2011 [URL: http://www.fnde.gov.br/index.php/programas-biblioteca-da-escola].

quinta-feira, agosto 5

ENCONTRO NACIONAL DE BIBLIOTECÁRIOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO

No dia 25 de maio de 2010 foi sancionada a Lei 1.244/2010 que determina que toda escola pública ou privada deve ter uma biblioteca até 2020. A legislação estabelece ainda que as bibliotecas devem ser administradas por especialistas da área – os bibliotecários.


Segundo estudo realizado pelo movimento Todos pela Educação, atualmente existem 21,6 mil profissionais habilitados, enquanto o Brasil conta com aproximadamente 200 mil escolas de educação básica.

Pensando nisso, a Humus realizará no dia 27 de agosto, o ENB – II Encontro Nacional de Bibliotecários de Instituições de Ensino, que discutirá quais são as habilidades e competências desejáveis aos profissionais de inteligência competitiva, entre outros temas.

“A lei é uma diretriz, mas é cada um de nós que deve fazê-la valer!”

Faça sua inscrição até 13/08 no site http://www.humus.com.br/, ou entre em contato com a Central de Atendimento: (11) 5535-1397
e-mail: humus@humus.com.br.