sexta-feira, outubro 22

Aprendiz do Século 21 - Tradução Rosana Telles e Lúcia Paranhos

Comissão de Educação do CRB-8 sugere novo paradigma para biblioteca escolar
Rosana Telles, coordenadora da Comissão de Educação, e Lúcia Paranhos
falam sobre a importância do documento da Associação Americana de Bibliotecários Escolares


Qual a importância de trazermos os “Parâmetros para o Aprendiz do Século 21”, da AASL, para o contexto brasileiro da biblioteca escolar?

Rosana e Lúcia Os “Parâmetros para o Aprendiz do Século 21”, documento elaborado pela American
Association of School Librarians – AASL (Associação Americana de Bibliotecários Escolares), e publicado pela American Library Associarion – ALA (Associação Americana de Bibliotecas) definem as ompetências informacionais indispensáveis ao aprendiz do nosso século. O documento estabelece, ainda, que é na biblioteca da escola, por meio de programas específicos desenvolvidos pelo bibliotecário em parceria com os professores, que os alunos aprenderão a lidar com a informação, matéria-prima para a criação de novos conhecimentos.

A partir daí, o processo educacional deverá sofrer uma mudança de foco: da aprendizagem passiva para
a aprendizagem ativa, na qual o bibliotecário, o professor e o aluno são pesquisadores e dividem o espaço da biblioteca. A biblioteca escolar, consolidada mais do que nunca como espaço pedagógico, acolherá a formação de redes humanas engajadas no processo contínuo de aprendizagem, evidenciando-se como necessidade de caráter prioritário.


Quais as principais qualificações exigidas do estudante deste século?


Rosana e Lúcia A rapidez e o volume com que as informações são geradas hoje são responsáveis pela rápida obsolescência do conhecimento e, portanto, dos conteúdos currículares. O estudante precisa ser motivado a se envolver num processo de aprendizagem continuada. Isto quer dizer: aprender a aprender,
ser capaz de avaliar o seu próprio desempenho no processo de aprendizagem, adquirir as competências que possibilitarão a autonomia informacional necessária para alcançar sucesso em sua vida pessoal, social e profissional.


O aprendiz do século 21, apropriadamente chamado de nativo digital, precisa ser preparado para:


• Reconhecer quando a informação é necessária e ser capaz de localizá-la, avaliá-la, transformá-la e compartilhá-la;
• Ler, raciocinar e escrever com precisão e clareza, interagindo com outros, desenvolvendo e comunicando ideias e informação;
• Realizar pesquisa séria e responsável sobre perguntas de relevância, escolhas e assuntos de sua época;
• Investigar, pensar criticamente e adquirir conhecimento;
• Tirar conclusões, tomar decisões embasadas, aplicar conhecimento adquirido a novas situações e gerar novos conhecimentos;
• Compartilhar conhecimento e, no papel de cidadão vivendo em uma sociedade democrática, atuar de modo ético e produtivo;
• Buscar aprimoramento pessoal e estético.


Quais são as principais atribuições do bibliotecário que atua na biblioteca escolar?


Rosana e Lúcia Além das atividades tradicionais vinculadas à profissão, o bibliotecário precisa estar preparado para atuar no novo modelo de aprendizagem, embasado em fontes de pesquisa. Colaborar com o professor, estabelecendo parcerias, no planejamento de projetos de pesquisa e na localização e aquisição de recursos necessários para apoiar tais projetos.


Deve atuar como especialista da informação que direciona os usuários para as fontes adequadas. Enfim, deve apropriar-se de seu papel de educador e liderar o processo de ensino-aprendizagem de competências informacionais no âmbito de sua escola.


Qual é a importância da biblioteca escolar no contexto educacional brasileiro?


Rosana e Lúcia A biblioteca escolar é um espaço pedagógico que oferece acesso democrático (tanto físico quanto intelectual) aos recursos e ferramentas necessários para que a aprendizagem ocorra num ambiente acolhedor, estimulante e seguro. É um espaço de descoberta, de curiosidade, de construção do conhecimento.


Tradicionalmente reconhecida como o espaço da leitura por excelência, precisa ir além para desempenhar plenamente sua função. Não são mais suficientes apenas o incentivo à leitura e o desenvolvimento de programas culturais. Sob a direção de um bibliotecário graduado e atualizado em relação aos parâmetros da educação no século 21, a biblioteca escolar deve atuar como agência educadora integrada ao programa pedagógico da instituição de ensino, contribuindo para a formação global do estudante como cidadão do mundo.

Comissão de Educação do CRB-8 sugere novo paradigma para biblioteca escolar.


De que maneira o “Projeto Biblioteca-Vitrine: uma Parceria para ser Vista”, criado e desenvolvido pela Comissão de Educação do CRB-8, pode colaborar para concretizar os “Parâmetros” da AASL no Brasil?


Rosana e Lúcia Reunindo bibliotecários e profissionais da educação em torno da questão da biblioteca escolar, dando visibilidade às práticas bem-sucedidas e proporcionando vivências que gerarão reflexão sobre a atuação do bibliotecário no cenário pedagógico. A partir do Projeto, estão acontecendo, inclusive,
encontros mensais de capacitação profissional, no CRB-8, dando origem a um grupo de colaboradores entre si e com os demais profissionais da área, alimentando aquilo que esperamos venha a ser, no futuro, uma comunidade de prática.


Como se define o conceito “capacitação informacional” e quais os passos para ensinarmos essas competências aos alunos e a todos os atores envolvidos?


Rosana e Lúcia De acordo com os “Parâmetros para o Aprendiz do Século 21”, a noção de capacitação informacional evoluiu da simples definição “uso de fontes de referência para localizar informação”. As competências digital, visual, textual e tecnológica somaram-se à capacitação informacional como

cruciais para o aprendiz do nosso século.


A capacitação informacional é o conjunto de competências necessárias para acessar, interpretar, selecionar e utilizar a informação de forma ética e criativa. É o que dará condição ao aprendiz de aprender sempre e de enfrentar situações e desafios não previstos anteriormente. É a principal bagagem para se viver num mundo de mudanças tão rápidas e tão impactantes como o de hoje.


O primeiro passo seria adotarmos um novo modelo para as bibliotecas escolares, já aplicado em vários países do mundo, com foco voltado para o ensino-aprendizagem de competências informacionais. Para isso, seria necessário que o bibliotecário assumisse a gestão da biblioteca e exercesse suas funções também de acordo com o novo paradigma. Tal medida seria acompanhada da elaboração de currículos integrados de capacitação informacional que dariam apoio à abordagem pedagógica. Toda a ação, tanto em sala de aula quanto na biblioteca escolar, deveria estar centrada na aprendizagem embasada em fontes de pesquisa.S


Para ver o documento traduzido (7 páginas + 1 capa), acesse o link abaixo:


https://docs.google.com/fileview?id=0B7xa6HWAjUKgYmRlODZlZjYtZTg1Ni00MjFjLWJhNzktYTdkMTc0NDAwM2Yy&hl=pt_BR&authkey=CJ6xk8UD

 

domingo, outubro 17

PROJETO BIBLIOTECA VITRINE (para conhecer outras bibliotecas escolares)

O Projeto Biblioteca-Vitrine, criado pela Comissão de Educação do CRB-8, está a pleno vapor.



Se sua escola tem interesse em mostrar sua biblioteca ou visitar a biblioteca de outras escolas, afim de ver o espaço e as ações dentro das mesmas, você só precisa entrar em contato com o Conselho Regional de Biblioteconomia de São Paulo e se inscrever no programa.

O calendário para agendamento de visitas já foi definido (veja abaixo) e os grupos estão sendo formados de três a seis pessoas, de acordo com a ordem de chegada das inscrições.

Os interessados (bibliotecários, coordenadores pedagógicos, professores e estudantes de Biblioteconomia e de Pedagogia) devem enviar mensagem para crb8@crb8.org.br, aos cuidados de Ellen, informando os dados abaixo e assinalando as visitas (no máximo três) das quais querem participar.

Nome completo:
Instituição de origem:
RG (para identificação na escola):
e-mail de contato:
Desejo participar da(s) visita(s) abaixo (marcar até três):


( )A ( )B ( )C ( )D ( )E ( )F ( )G ( )H ( )I

O interessado deverá aguardar a confirmação da visita uma semana antes da data. É fundamental que, se estiver impossibilitado de comparecer, informe imediatamente ao CRB-8.

A Comissão de Educação agradece às instituições de ensino participantes do Projeto.


CALENDÁRIO PARA AGENDAMENTO DE VISITAS


A) Colégio Arquidiocesano: 19/Out (terça) 10h às 12h
B) Colégio Dante Alighieri: 20/Out (quarta) 9h às 11h
C) Colégio Santa Maria: 21/Out (quinta) 14h às 16hh
D) Associação Escola Graduada de SP (Graded School): 22/Out (sexta) 9h às 11h
E) Colégio Friburgo: 26/Out (terça) 14h30min às 16h30min
F) Colégio Santa Maria: 4/Nov (quinta) 15h às 17h
G) Colégio Arquidiocesano: 9/Nov (terça) 10h às 12h
H) Colégio Dante Alighieri: 23/Nov (terça) 10h às 12h
I) Associação Escola Graduada de SP (Graded School): 25/Nov (quinta) 9h às 11h



Fonte: http://www.crb8.org.br/noticias_crb.php?codigo=267

terça-feira, outubro 5

Quer publicar uma notícia neste blog?

Olá Educadores interessados em contribuir com a aprendizagem dos alunos, com ações dentro da Biblioteca Escolar,

Vocês são bem vindos para colaborar com a construção deste blog, enviando para o e-mail milly@picture.com.br , informação interessante para profissionais ligados a Biblioteca Escolar, tais como eventos, novidades, websites, livros, entre outras dicas interessantes, que poderão ser publicadas na página principal.

Aguardo sua contribuição!

Milly Pannunzio