Atividades na Biblioteca

Olá,

Vamos usar este espaço para trocar idéias e experiências sobre atividades na biblioteca escolar.

Se você fez/faz alguma atividade para divulgar o livro, a leitura, para ensinar o aluno a fazer uma boa pesquisar, a utilizar a biblioteca e diferentes fontes de informação, ou qualquer outra que contribua para a aprendizagem do aluno, conte-nos como preparou tudo, como divulgou na escola, qual foi a reação dos alunos durante o evento, quais foram as dificuldades encontradas, como poderia melhorar ainda mais as atividades, entre outros comentários.



Vamos lá, nos conte como foi!
Vai ser muito legal ouvir sua experiência!

47 comentários:

  1. Bem, acho que vou estreiar esta seção contando uma atividade que organizei na biblioteca de uma escola que eu trabalhava antes da atual. Os alunos mais velhos estavam trabalhando questões sobre "Serviços Sociais". Pensei que poderia juntar alguns alunos voluntários, para contar histórias para os alunos pequenos. Conversei com os professores, espalhei alguns cartazes e logo apareceram uma dúzia de alunos (muitos famosos por más atitudes na escola). Sugerí alguns "picture books" livros com figuras. Cada um escolhei o seu. Todos leram a história para depois reler para os pequenos. Arrumei a biblioteca para o evento. Combinei com algumas professoras, para trazerem seus alunos (na faixa dos 4 e 5 anos)para ouvirem histórias. Cada dia um ou dois alunos voluntários contavam uma ou duas histórias. Muitos outros alunos, em horário de intervalo (recreio) apareceram espontâneamente para ouvir a história. O resultado foi incrível! Todos, os voluntários, ouvintes, professores e eu mesma, adoraram e se beneficiaram!

    ResponderExcluir
  2. Olá a todos.
    realizei uma tarefa de formação de utilizadores a que chamei Aula Aberta. Funcionava assim: uma modalidade- fui às turmas e convidei os alunos a uma aula aberta, nos tempos em que os alunos não têm aulas (tipo intervalo para o almoço) levei-os para a BE ou para a sala auditório e falei com eles sobre as etapas da pesquisa (uso um ppt, fazia perguntas aos alunos)
    outra modalidade - coloquei o calendário com as turmas que convidei no placard da sala dos professores e deixei espaços abertos com a possibilidade de inscrições e os professores inscreviam a turma.
    a sessão durava só 45 min. Os profs inscreveram as turmas e nas aulas de LP; EA;AP... fazia com os alunos a simulação de uma pesquisa, com recurso à internet.
    Funcionou mto bem e este ano já me pediram para repetir a experiência.

    Portugal

    ResponderExcluir
  3. É preciso que se dê ao bibliotecário a oportunidade de praticar o que aprendeu e quer fazer. Muitas bibliotecas públicas tem um chefe que nada entende de biblioteconomia, não sabe o que é biblioteca e ainda impede o bibliotecário de realizar seu trabalho e como está num nível hierárquico superior; ainda assim prevalece por força de apoios políticos no serviço público. assim a biblioteca pública não cumpre sua função e o bibliotecário se vê impedido de realizar seu trabalho. Tem gente, inclusive os prefeitos, que pensa que trabalho de bibliotecário é por livros nas estantes, onde estão os livros novos que não chegam a biblioteca? a internet tem bibliotecas que nem sabe quando chegará. Gestor de bibliotecas que não ouve bibliotecário, não lê, não dá uns parabéns ao bibliotecário em 12 de março porque não vê motivo, não sabe a diferença de índice e sumário. como vai administrar uma biblioteca. Finge que administra e a biblioteca finge que atende ao público.
    Assim a imagem da biblioteca fica comprometida e a história da biblioteca segue: bibliotecas sem biblioteconomia. Procure um exemplar da CDD nas bibliotecas públicas e me diga quantas terão. poucas. pergunte hoje as bibliotecas quantos livros elas tem e poucas te darão essa resposta com segurança. Bom o primeiro passo é oferecer um bom espaço físico, móveis e equipamentos, um bibliotecário e recursos financeiros mínimos para a oferta de serviços de qualidade. Fazer eventos só para mostrar serviço não resolve. é preciso ações contínuas e progressivas, programas de atividades que auxiliem na formação do leitor e no desenvolvimento da competência informacional. é preciso deixar o bibliotecário trabalhar e dar a ele os recursos mínimos. veja na CBO classificação brasileira de ocupações no site do ministério do trabalho e emprego, o que um bibliotecário precisa e faça chegar as mãos dele. Então com certeza coisas boas vão acontecer.

    Bibliotecário Carvalho.

    P.S. é triste ver a realidade das bibliotecas públicas do país, muito aquém do que deveriam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo colega

      Trabalho em uma bibliteca escolar, e eu não podia deixar de responder seu comentário, me vi nesse texto. A biblioteca escolar e pública são vistas como depósito de livros, o bibliotecário perde a vida diante da falta de investimento para tentar melhorar. As vezes me vejo perdida... Ideias temos "Bibliotecários" mas como colocar em prática se falta apoio.

      Excluir
    2. Concordo com os comentários acima, realidade triste das nossas Bibliotecas Públicas, falta autonomia para desenvolvermos nossas idéias e sobra descaso e burocracia.

      Excluir
    3. Conheci uma bibliotecária certa vez que diante deste descaso, resolveu por conta própria, tornar a biblioteca mais convidativa para resolver o problema de poucos usuários. Decorar a biblioteca com material reciclado pareceu ser um tema atual. Ela entrou em contato com a escola mais próxima, explicou seu projeto e necessidade. A diretora, que logo reconheceu o tema que estava no currículo escolar e com a idéia de ajudar a melhorar aquela biblioteca pública em benefício da comunidade, logo resolveu colaborar. Juntas, a escola e a bibliotecária desenvolveram um incrível projeto que envolveu toda a comunidade. Por algumas semanas, todos juntaram tampinhas, garrafas pet, potes coloridos, entre outras coisas. Professores trabalharam em sala de aula o tema. A bibliotecária planejou a decoração e estipulou o material necessário para a construção dos objetos. No final, as crianças, os professores e os pais, foram até a biblioteca num sábado (cada um levou alguma coisinha para comer ou beber, e todos começaram a trabalhar. Lindos vasos de flores, serpentinas, quadros feitos com colagem, porta lápis, entre outras coisinhas coloridas foram criadas e serviram para decorar a biblioteca. Todos ficaram muito orgulhosos e a biblioteca ficou toda colorida.
      Não lembro de todos os detalhes, mas lembro da bibliotecária contando que este foi o estopim para diversos outros projetos, que ela e a escola desenvolveram juntas. A biblioteca se tornou um local de eventos e muita aprendizagem. Alunos mais velhos liam livros para os menores, alunos iam fazer pesquisa com o auxilio da bibliotecária (identificar palavras chave, descobrir a diferença entre um site .com, .gov, .org, analizar e selecionar websites confiáveis, tomar nota durante a pesquisa ligando a informação utilizada com a fonte da mesma (citação: corpo do trabalho e lista de trabalhos citados) e por aí foi. E foi com uma idéia simples que tudo começou. Eu a conheci quando ela estava contando esta história, num dos colóquios sobre biblioteca escolar que aconteceram em 2009.
      Bem que poderíamos aqui, pensar juntos e compartilhar algumas idéias para melhorar. Quem quer começar? :)

      Excluir
  4. Olá, eu faço parte dos "...entre outros educadores, ligados e interessados em Biblioteca Escolar..." sou assistente operacional em funções na biblioteca escolar à 16 anos e adoro o meu trabalho, só tenho pena que não seja valorizado o meu trabalho e empenho, visto só reconhecerem o professor bibliotecário.

    Paula Gomes

    ResponderExcluir
  5. eu queria saber si alquem poderia faser um resumo sobre um livro e mi fala o nome do livro é (quem não lê não vê)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. anonimo, pesquise no site http://www.booktrailer.com.br/Home.html, que te resume alguns livros e ainda mostra um vídeo sobre os mesmos. Acho que vai te ajudar.

      Excluir
  6. A Biblioteca Juarez Gomes de Sá agora está no Facebook,lá estamos dando dicas de leitura,Postando links de pesquisas.divulgando os alunos que lêem mais,valorizando e incentivando o trabalho dos professore com a leitura.Estamos tendo boa aceitação dos alunos e professores em menos de um Mês temos mais de 300amigos.Outra novidade é que estamos enviando email para os professores dando dicas de livros,divulgando o assunto tratado nos livros e aceitamos sugestões suas.

    ResponderExcluir
  7. Criei um blog que irá fazer dois meses no dia 15. No qual eu dou dicas de livros para leitura.Divulgo textos com atividades como Fábulas, lendas dos folclores e outros temas. O endereço do blog é: almeidanabiblioteca.blogspot.com
    O meu facebook é:Maria aparecida de almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Aparecida, ví seu blog hoje e adorei! Parabéns por inovar e compartilhar! Adoraria ler os comentários dos alunos! Grande beijo e vá em frente!

      Excluir
  8. Depois de ter trabalhado dez anos como Bibliotecária de uma conceituada escola, estou em 2012 numa escola também particular que tem quase quatrocentos anos e que em sua história forja alunos a partir do contato com os livros.
    A biblioteca segue um horário tal qual as salas de aula. Cada sala de aula por duas vezes se apresenta, mas de modo diferente: uma vez a sala está com o professor que oriente o tempo para leitura variada como revistas, livros, gibis por exemplo. Neste dia todos os alunos emprestam um livro para ler em casa duarante a semana. A segunda vinda os alunos ficam com a bibliotecária que prepara um livro para ler (de acordo com a faixa etária) e a seguir a atividade de contação de história segue preferencialmente ao teatro, mímica que expressa a conclusão do livro.
    Esta programação "ideal" quase sempre acontece... Que bom, não é? Entretanto me dei conta de que as rotinas são inimigas das crianças e me propus a incentivar o que gostei e o ponto forte do livro que cada um levou naquela semana.
    Pude comentar em reunião com a diretora da escola que o trabalho da biblioteca é paralelo ao dos professores uma vez que eles analisam os livros da biblioteca de sala. Uma análise da situação e a atenção ao trabalho rotineiro poderá melhorar o fruto do empréstimo que acontece desde a pré-escola até o 5º ano ainda que se tenha muitos alunos "leitores" terminando o Ensino fundamental !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na biblioteca em que eu trabalho os alunos da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental vão à biblioteca e emprestam um livro por semana ( na verdade até dois livros ou um livro e um gibi).
      Contudo percebo que muitos vêem essa atividade como uma obrigação.
      Ainda não sei o que posso fazer para chamar a atenção para o prazer que a leitura proporciona, visto que todos os horários uma turma diferente vai à biblioteca e a correria é enorme para se conseguir realizar os empréstimos em tempo.
      Se alguém puder dar alguma sugestão será muito bem vinda.

      Excluir
    2. Oi Linda, por quanto tempo eles ficam na biblioteca e como é o processo de retirada de livros?

      Excluir
    3. Estou começando esse ano o que chamam na minha cidade de "professor de biblioteca". O trabalho é parecido com o que a Jane descreveu, e os meus problemas também. Tenho que dar uma "aula", emprestar livros e atender as diversas solicitações dos alunos que estão comigo e as vezes de outros professores que precisam de algum material ( mapas, dicionários, revistas ou um livro especifico). Tudo isso em 50 minutos! Ah, esqueci de dizer que tenho que buscar as turmas na sala de aula e levar depois, e que não tem intervalo entre uma aula e outra. Estou meio perdida! Estou procurando formas de viabilizar essa rotina, que eu acho impossível de cumprir satisfatoriamente. A diretora da escola é muito boa em aceitar opiniões, desde que sejam coerentes. Quem puder me dar alguma sugestão, agradeço muitíssimo!

      Excluir
    4. Realizo um trabalho semelhante ao de vocês na biblioteca onde trabalho, no entanto acredito que o problema de vocês está na falta de parceria. Ela é fundamental para este trabalho fluir. Aqui os professores acompanham os alunos e os ajudam e me ajudam na organização, seleção, leitura e escolha de livros para empréstimos. Fazemos um planejamento juntos e o trabalho fluí muito bem. Não somos multitarefas, precisamos de ajuda e companheirismo dos profissionais da escola. Não sou bibliotecária, mas cuido da biblioteca com uma estagiária e as coisas correm bem.

      Excluir
  9. PRECISA-SE ESCLARECER UMA COISA. PROFESSOR É PEDAGOGO E PODE ATÉ TRABALHAR COMO GESTOR DE BIBLIOTECA, MAS NÃO É UM BIBLIOTECÁRIO SE POR VENTURA NÃO TIVER FEITO O CURSO DE BIBLIOTECONOMIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não querida, ele pedagogo não pode trabalhar como gestor de biblioteca....

      Excluir
  10. O GESTOR DE BIBLIOTECA É UM PROFESSOR QUE TRABALHA COM ATIVIDADES DE INCENTIVO À LEITURA DENTRO OU FORA DA BIBLIOTECA ASSIM COMO ORGANIZA SEU ACERVO, MAS NÃO PODE SER CHAMADO DE BIBLIOTECÁRIO SE ESTE NÃO TIVER FORMAÇÃO NESSA ÁREA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então é necessário esclarecer também a atuação do bibliotecário na biblioteca escolar e também sobre a realidade brasileira que tem MUITOS professores que estão afastados da sala de aula e acabam indo para a biblioteca. Apesar disso ser um problema sério, devemos reconhecer que vários fazem ótimos trabalhos, dão o seu melhor, mesmo muitos tendo problemas de saúde. Há muito bibliotecários que trabalham em parceria com os professores, muitos dão aulas na biblioteca sobre os temas que lhe competem e muitos fazem contação de histórias, coisa que tem muito pedagogo que não faz.

      Excluir
  11. A BE sede do agrupamento de escolas, possui uma pequena equipa mas dedicada na dinamização com um basto leque de atividades. Para além de ser muito requisitada em componente letiva os utilizadores frequentam a BE diariamente interessados no suporte que a BE lhes oferece.
    Desempenho funções na BE à 19 anos, com a categoria de assistente operacional. Possou habilitações na área das bibliotecas e várias formações. Tenho conciência que sou um recurso humano fundamental,mas infelizmente não é reconhecida a valorização do meu magnifico trabalho ,que desempenho com competências e qualidade. Mas não desanimo é gratificante e muitissimo enriquecedor a nível pessoal.

    ResponderExcluir
  12. Nós bibliotecários, temos que reconhecer que tem muita gente, professor aposentado, professor afastado, auxiliar que não tem formação que presta um serviço muito melhor em bibliotecas que o profissional bibliotecário formado. Por isso somos tão desacreditados.

    ResponderExcluir
  13. Sou bibliotecária e trabalho em uma sala de leitura da rede municipal, temos alguns materiais que poderiam ser usados pelos professores em sala de aula mais eles falam que tem pouco tempo e nao sabem trabalhar com os materiais e nem procuram se reclicar so sabem reclamar e nao fazem nada, quando vao a sla levar suas turmas deixam eles de qualquer jeito e pede para eles lerem algo e nem acompanham os alunos,os professores ficam no face e os alunos fingem que estão lendo e fica por isso mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Olá, sou PEUB Professora para Ensino do Uso da Biblioteca pelo 3° ano, realizamos várias atividades de incentivo à leitura e arte. Gostaria de poder trocar sugestões com colegas que também atuem nessa área.
    Isabel Angela

    ResponderExcluir
  15. A Bibliotecária trabalha com alunos e em parceria com os professores.Porque a aposentadoria se da aos 30 anos de trabalho e não em 25 como os demais professores ?Não somos regentes de classe,mas estamos em contato direto com os alunos orientando e incentivando à leitura.Acho que devemos nos mobilizar para termos os mesmos direitos.

    ResponderExcluir
  16. Sou pedagoga e estou em readaptação na sala de leitura da biblioteca escolar, trabalho com empréstimo com projetos e com outras atividades extras, tenho contato constante com os alunos do 1º ao 5º ano, mesmo assim não recebi aumento porque não estou diretamente na sala de aula, e pior as professoras não ficam junto na hora da sala de leitura, assim: como na aula de artes ,religião, educação física e aí vai, não é para o professor ficar junto na biblioteca? sim e agente vai buscar e levar cada turma de volta para sua sala de aula o que vocês acham ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...o "fim da picada"...sem comentários...

      Excluir
  17. Olá!
    Amo BIBLIOTECAS. Sou apaixonada por bons livros. Trabalho em Biblioteca escolar desde 1998. Até hoje não consigo entender o porque de uma Biblioteca de escola não ser reconhecida. É apenas um local de armazenar livros, infelizmente. É um descaso total para com as mesmas. Falo isso com conhecimento de causa, devido a transferência de cidade de meu esposo, já passei por três bibliotecas escolares. Vejo que os professores não se interessam em conhecer, só vão até ela qdo. precisam, uns nem sabem onde fica a dita cuja. Triste, não? - Mas pra nós que amamos o “CORAÇÃO DA ESCOLA”, na minha opinião é isso mesmo. A escola que não valoriza sua biblioteca, não sabe o que está perdendo...
    Abraço à todos

    ResponderExcluir
  18. Adorei cada comentário pois fico triste quando vejo colegas não valorizarem o trabalho do outro professor

    ResponderExcluir
  19. Bom dia! Trabalho em uma Biblioteca Escolar com alunos do ensino médio, e gostaria de opiniões de vocês de como trabalhar com eles datas comemorativas como carnaval, pascoal e outras? Já que são alunos que não têm muito interesse em frequentarem a Biblioteca. Obrigada.

    ResponderExcluir
  20. Montamos certa vez, um mural interativo com imagens (apropriadas para a idade) e perguntas sobre um certo tema (ex: carnaval). Os alunos tinham uma semana para colocar numa urna, as respostas. O aluno com mais respostas certas ganhou um prêmio (R$10 num vale iTunes). Perto do mural havia uma grande mesa com livros, revistas, DVDs, entre outras mídias releventes ao tema. Também havia material de artes (papeis coloridos, lantejoulas, cola, tesoura) para os alunos criarem suas máscaras de carnaval. Alguns levaram para casa, outros preferiram deixar colado no mural. Foi uma pequena atividade que trouxe alunos para dentro da biblioteca. Estamos sempre inventando atividades (jogos de tabuleiro, gincanas, desafios, etc) para atrair alunos. E funciona! :)

    ResponderExcluir
  21. Gostaria de idéias para levar a biblioteca até os alunos no pátio da escola nos horário do lanche.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, na escola que atuo fiz um mural na porta da biblioteca (no lado de fora) utilizando pedaços de tecidos, bem colorido. Fiz também alguns bolsos onde nesses bolsos coloco alguns livros, revistas, gibis, sempre na hora do lanche, onde as crianças podem (sempre após terem lanchado e com as mãos limpas) pegar um livro para ler. A ideia funcionou e facilitou a escolha das crianças quando vão até a biblioteca emprestar livros, pois muitas vezes elas já sabem qual livro emprestar por terem visto na hora do lanche.

      Excluir
  22. Tudo depende da idade que você quer atrair, mas o que vale mesmo é a criatividade. Certa vez, querendo atrair alunos do Fundamental I, coloquei uma roupa bem colorida e um chapeu engraçado (como um personagem de uma história encantada)), coloquei livros numa cesta, peguei um tapete e fui oa pátio na hora do recreio. Coloquei o tapete no chão e lá me sentei, espalhando alguns livros a minha volta. E lá fiquei eu, lendo um livro, bem quieta. Não deu outra, num minuto alguns curiosos foram surgindo. Sem dar um piu e com gestos de mimica, convidei-os a pegar um livro. Em pouco tempo, haviam tantos alunos a minha volta que os livros da cesta se esgataram. Repeti esta mesma ação por um semestre inteiro, uma vez por semana. Depois fomos aprimorando; eu lia ou contava histórias imitando vozes engraçadas, dava a chance para que os alunos também contassem histórias, as vezes levava um guarda-chuva colorido, outras vezes levava papel e lapis para os alunos escreverem micro histórinhas e outros ilustrarem e sempre inventava algo novo para atrair a garotada. Fui um sucesso até eu me despedir da escola. O sucesso depende muito do nosso próprio entusiasmo! Boa sorte!

    ResponderExcluir
  23. Olá pessoal. Tudo bem?
    Estou terminando o meu curso Técnico em Biblioteconomia. Estou me preparando para apresentar o meu TCC. Trabalho recentemente numa B.E. E gostaria muito que vocês me ajudassem, na minha atividade de destaque pois quero muito executar uma atividade inovadora algo, que pra banca fosse novidade. Pois não quero repetir as mesmas coisas que meus colegas de profissão já apresentaram. Se alguém pudesse sugerir algo ficarei grata.

    ResponderExcluir
  24. Olá Damaris,
    Dê uma olhada no artigo "Escolas recorrem à tutoria para ensinar aluno a estudar" gratuito no jornal O Estado de São Paulo Online (veja link abaixo) ou impresso desta segunda feira, 23 de março. Quem sabe você se inspira para criar uma aula virtual ou tutoria, ensinando como conduzir uma pesquisa na Internet, ou como citar websites, livros, etc...
    Bom trabalho!
    Milly

    http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,escolas-recorrem-a-tutoria-para-ensinar-aluno-a-estudar-imp-,1655803

    ResponderExcluir
  25. SOU ESTAGIA PRECISO DE PROJETO ESCOLAR, DE ALGUM PROFESSOR-A, QUE DEU CERTO EM ESCOLAS PÚBLICA OU PARTICULAR. DE 12 PAGINA PARA UMA CONCLUSÃO DE ESTAGIO NAS NORMAS BNT..ASSUNTO:( ORGANIZAÇÃO ESCOLAR BÁSICA NAS ESCOLAS> Email: brazcubas@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha cara, se você quer um projeto sobre esse assunto é bom começar a escrever...

      Excluir
  26. https://www.facebook.com/groups/545541778899006/

    Seguem essa página no face, é bem legal!

    ResponderExcluir
  27. https://www.facebook.com/groups/545541778899006/

    Seguem essa página no face, é bem legal!

    ResponderExcluir
  28. não sou bibliotecário, mas sou apaixonada pelo ramo. Na escola que eu trabalho a Biblioteca nunca funcionava. Existia os livros, e a pequena sala, onde ficava guardado o acervo,pois não havia funcionário para atender a clientela. Eu precisava utilizar os livros, pois sempre fui uma incentivadora da leitura. A escola contava com três turmas de terceiro ano do ensino normal como era chamado na época. apresentei um projeto a Direção da escola que acatou a ideia e logo entrei em ação. Fiz um pequeno treinamento com a bibliotecária da universidade onde eu estudava e depois convidei estes meus alunos para juntos catalogar o acervo. Fazíamos duas aulas por semana na biblioteca, os alunos amam ir para biblioteca, fizemos uma campanha para eles trazerem de casa todo livro paradidático que não interessava mais, e até as outras turmas queriam participar do projeto, mas eu havia delimitado somente para o terceiro ano, conseguimos catalogar quase 3,500 livros, o trabalho foi um sucesso. Hoje nós não temos funcionário para atender na Biblioteca, mas eu tenho a chave e cuido dos livros e do empréstimo deles para os alunos. todos podem ler a vontade.

    ResponderExcluir
  29. Olá Joi, Obrigada por compartilhar conosco, seu amor ao livro e literatura e sua atitude transformadora, que fez com que esta biblioteca "voltasse à vida". Só ficamos tristes por não haver um bibliotecário, mas posso dizer que foi com ações parecidas, que entrei no ramo da biblioteconomia, anos atrás. Um grande beijo e parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  30. Olá,sou prefessora de edeucaçâo infantil há 28 anos.Atuamnte sou readaptada e fico em um espaço destinado á bibliooteca.gostaria de sugestoes para crianças de educaçao infantil.Atenciosamente
    BRIGIDA

    ResponderExcluir
  31. Olá, tudo bem? Entramos em contato a respeito do seu blog. Temos uma campanha interessante no ar e pedimos divulgação no mesmo. A Campanha "Minha Biblioteca do Coração", irá sortear um Carrinho Ergonômico Fenix Metalpox para a biblioteca indicada pelo participante. A Campanha vai até o dia 20/06. Para participar é preciso apenas seguir alguns passos:
    - Compartilhar o post com o nome da sua Biblioteca do Coração e a cidade, com a hashtag #BibliotecaIdealMetalpox https://www.facebook.com/metalpox/posts/1272795439401709:0
    - Curtir a pagina Metalpox
    - Preencha os dados aqui: http://goo.gl/forms/tYdUHV3bcA
    - Clique em PARTICIPAR no link do sorteio: https://www.sorteiefb.com.br/tab/promocao/546134
    Pronto! Agora é só torcer para a "Biblioteca do Coração" ganhar o Carrinho Ergonômico, que oferece muito mais praticidade e agilidade no transporte de livros!

    Se puder nos ajudar a divulgar essa Campanha, agradecemos de coração.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.