domingo, janeiro 23

IFLA: Diretrizes sobre Desenvolvimento de Habilidades em Informação. Por Jesus Lau

Este é o logotipo oficial da IFLA para Letramento Informacional (Information Litercy)

Olá,

Vale examinar e adotar, as diretrizes sobre o desenvolvimento de habilidades em informação para a aprendizagem permanente, desenvolvida por Jesus Lau e traduzida por Regina Belluzzo.

Clique no link:
http://www.ifla.org/en/publications/guidelines-on-information-literacy-for-lifelong-learning

Estas diretrizes podem ajudar na criação de um currículo ou programa para a biblioteca escolar que, integrada ao conteúdo do professor e alinhada a capacidade e necessidade do aluno, pode melhorar consideralvelmente o desenvolvimento escolar da criança. Vale lembrar aqui que este trabalho deve ser feito em parceria, incluindo bibliotecário e professor. 

A idéia é utilizar estas diretrizes como um guia, para criar um programa de ensino dentro da biblioteca escolar, utilizando recursos impressos e eletrônicos, para desenvolver nos alunos (desde o Fundamental 1 ou até antes) tais habilidades, planejando aulas com sequência lógica de aprendizagem.

REFLEXÃO:
1. Para desenvolver as habilidades descritas por Jesus Lau, progressivamente nos alunos, que atividades eles devem vivenciar? em que ano? e com qual frequência?
2. Como posso integrar o conteúdo dado em sala de aula pelo professor, para elaborar atividades na biblioteca que desenvolvam eficazmente as habilidades descritas por Jesus Lau?

Converse com o coordenador pedagógico. Ele é o profissional que poderá conectar você aos professores!

Entre no link e procure na página aberta, a versão em portugues. 

Boa leitura e criação!

Ah! não esqueça de comentar aqui, para os seguidores deste blog e visitantes, suas ações, dúvidas, sucessos, frustrações, entre outros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.