domingo, março 18

Livros Eletrônicos ou eBooks, você já experimentou?


Há um ano trás comprei um iPad e venho desde então, explorado livros eletrônicos. Baixei gratuitamente alguns aplicativos para leitura digital como o Kindle App (para ler livros vendidos pela Amazon), o Kobo App para ler livros comprados pelo site Kobo, o App do GoogleBooks e para ler livros nacionais o eReader livraria Cultura para ler eBooks comprados pelo site da livraria.

Posso dizer que é realmente incrível ler um livro através de um iPad. Como um livros impresso, você desliza o dedo e vira a página, você pode grifar palavras e trechos importantes para futura referência, pode tomar notas, enviar trechos do livro e comentários para outras pessoas, pode clicar numa palavra e imediatamente obter a definição da mesma. Pode aumentar letras, mudar a cor da página, aumentar ou diminuir a claridade, marcar páginas e por aí vai. Fascinante!

Além de todas estas características, na maioria dos casos, o eBook tem um preço melhor. Você compra o livro através do site da livraria e imediatamente ou após alguns poucos minutos, seu livro aparece na sua prateleira digital situada dentro do leitor digital. Nunca comprei e li tantos livros em tão pouco tempo como agora.

Sou professora bibliotecária de uma escola internacional e como bem sabemos e vocês com certeza irão concordar, nossos alunos adoram tecnologia. Escrevem e leem mensagens em redes sociais como Facebook e Orkut, buscam informação na internet, compram e baixam música pela internet, adoram jogos eletrônicos, e cada vez menos há tempo para ler uma boa história. O livro digital, dentro deste novo cenário, pode ajudar a resgatar o hábito da leitura da “boa histórias”. Digo “ler uma boa história” ao invés de “ler um bom livro” porque o que interessa e o que nos prende a leitura, é uma boa história; história que trás emoções, que nos faz pensar, refletir. O suporte desta história pode variar sendo este impresso, eletrônico, ou um audiovisual.

O eReader e o eBook, como ferramentas inovadoras para leitura, podem ser a tábua de salvação para que nossos alunos voltem a ler boas histórias.

Estamos hoje num período de transformação e mesmo já existindo muitos livros eletrônicos maravilhosos, o acesso se dá apenas aos mais privilegiados da sociedade. Sem falar das editoras que ainda não sabem como lidar com a nova demanda.

Terminei um curso online neste mês, de quatro semanas, oferecido pela American Library Association que deu muitas orientações e dicas de como implantar livros eletrônicos na biblioteca escolar e na sala de aula. Na escola em que trabalho, usamos um sistema americano de biblioteca (Follett) que permite comprarmos, e disponibilizarmos eBooks através de nosso catalogo eletrônico. Estamos agora adicionando eBooks em nosso acervo e nos preparando para, no próximo semestre, treinar nossos usuários em como acessa-los e utiliza-los. A Follett já trás embutido um esquema de DRM (digital rights management) que, vamos dizer, cuida de alguns detalhes de direitos autorais como por exemplo, não permitir que o leitor que retirou um eBook consiga imprimir mais que 10 páginas num certo período de tempo.  Acho que tenho sorte por estar trabalhando numa escola internacional e poder usufruir desta tecnologia.

As escolas brasileiras mais privilegidas poderiam disponibilizar leitores eletrônicos como o Alfa da Positivo e Cooler para seu usuários e também download gratuitamente o Adobe Digital Reader http://www.adobe.com/br/products/digitaleditions/ em seus computadores, para baixar e ler eBooks comprados pelo site de livrarias. Algumas boas livrarias para se comprar eBooks: Livraria Cultura, Gato Sabido e Saraiva.  

Também seria interessante ensinar alunos e professores como baixar leitores eletrônicos gratuitos como os já mencionados neste texto, em seus próprios PCs, MACs, Tablets, Smartphones e como baixar livros gratuitos como os clássicos, em domínio público. O site do governo “Domínio público, disponibiliza muitas obras gratuitas, porem a maioria em PDF, que não é o modo mais gostoso para se ler um eBook. O melhor formato é o ePub que oferece ilustração para mudança de página e outras características importantes e vantajosas que um eBook pode oferecer.

Nos Resta agora torcer para que as editoras brasileiras acelerem suas ações e comecem logo a oferecer bons eBooks.

Vamos continuar explorando e aprendendo sobre o livro e o leitor eletrônico e trocando ideias.

Contribua! J

Milly

Um comentário:

  1. Já pensou em escrever, ler e compartilhar seus livros online? Sugiro que acesse o www.widbook.com

    Vale a visita!

    Abs.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.